blog

20 de outubro, 2016

Escritor lança livro no Pátio sobre uso exagerado do computador pelas crianças

Escritor lança livro no Pátio sobre uso exagerado do computador pelas crianças

Neste sábado, 22 de outubro, o jornalista e escritor Paulo Almeida estará no Pátio Brasil para lançar seu livro “Arthur no Maravilhoso Mundo Real”. A sessão de autógrafos ocorre no horário das tradicionais contações de histórias do shopping, sempre aos sábados, às 16h. O evento será no Pátio Eventos, no 3º piso, e é gratuito. Haverá ainda brincadeiras e uma apresentação da história do livro com personagens da Cia de teatro Néia e Nando.

O livro infantil alerta para o excesso do uso do computador pelas crianças. Ao entrar de férias, Arthur não encontra nenhum amigo para brincar. Mas quando ele ganha um computador de presente, descobre que todos seus colegas estão, cada um em suas casas, conectados ao mundo virtual. Será que ele vai convencer os seus amigos a saírem da internet e curtirem as melhores férias de todos os tempos?

Recomendado para crianças a partir de cinco anos, o livro alerta, de maneira simples e divertida, para uma importante realidade: o exagero do uso da tecnologia, que está deixando os pequeninos cada vez mais dependentes do mundo virtual. Para se ter uma ideia, segundo estudo feito pela empresa de cibersegurança AVG com mães e pais conectados de nove países, 97% das crianças brasileiras, com idade entre seis e nove anos, já usaram a internet e 27% dessas crianças ficam conectadas entre cinco e dez horas diárias.

E apesar dessas novas tecnologias proporcionarem muitos benefícios, como fonte de pesquisa, leitura e entretenimento, crianças e adolescentes que passam tempo prolongado no computador podem apresentar sinais de deficiência de sono, hábitos sedentários, queda no rendimento escolar, desmotivação de convívio social, entre outros.

“O computador e a internet são ferramentas mágicas que atraem todos, principalmente as crianças. É claro que elas devem ter contato com a tecnologia, isso já faz parte do cotidiano de todos nós e facilita muito a vida. No entanto, é preciso responsabilidade e acompanhamento dos pais. Não há problema em ficar um tempinho no computador mas, se limitar a isso, é preocupante. Brincar e interagir com os amigos desde a infância é experimentar uma relação de crescimento e criatividade”, ressalta Paulo.
Para a pedagoga Cristina Cavalcanti, professora do colégio Le Petit Galois, discutir o tema é importante para pais e filhos. “Para muitas crianças de hoje, pequenas coisas, como estar sentado à mesa na hora do almoço, viraram um grande desafio porque este tempo está sendo disputado com o uso de tablets, smartphones e outros aparelhos. E como os pais devem agir para que seus filhos não deixem de aproveitar a infância de maneira plena? Com exemplo e diálogo. O livro é infantil, mas a mensagem é para toda família”, afirmou a professora.

Sobre o autor – Contador de história desde os dez anos de idade, quando já frequentava workshops na Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo Almeida é jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Leitura e Produção de Texto pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Nos Estados Unidos, recebeu homenagem por trabalho social com leitura infantil em Atlanta, Geórgia. Autor do livro acadêmico Narrativas da Identidade Brasileira: jornalismo e redes sociais, desta vez ele entra no universo infantil com Arthur no Maravilhoso Mundo Real, destacando os cuidados com o uso do computador pelas crianças.

Anote na agenda!

Contação de história e lançamento do livro Arthur no Maravilhoso Mundo Real, com o autor Paulo Almeida
Dia: 22 de outubro (sábado)
Horário: 16h
Local: Pátio Eventos – 3º piso do Pátio Brasil
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre
Informações: (61) 2107-7400